VOCÊ SABE O QUE SÃO PRINCÍPIOS BATISTAS?

Quando falamos dos Princípios Batistas, podemos de uma maneira simples, abrigar em nossas mentes algum tipo de dúvida do que significaria esta expressão considerando todas as possibilidades para o seu entendimento. Por isto, nós que fazemos parte do “Movimento: Batistas por Princípios” sentimo-nos no dever de clarificar da maneira mais simples que estiver ao nosso alcance o sentido de tais.

Muitas batistas já empreenderam esta tarefa, de modo que é sempre muito bom revisitar a contribuição daqueles se dignificaram a esclarecer o povo batista. Uma passada olhos nas linhas que já foram traçadas e que podem nos ajudar muito. Mas antes seria bom que não perdêssemos de vista qual é o sentido da palavra Princípios:

O pastor Roberto Amaral Silva em seu livro do Trimestre: “Princípios e doutrinas batistas” da JUERP, após considerar algumas afirmações do significado que seriam princípios menciona que o “Dicionário Machaelis” como “doutrinas fundamentais ou opiniões predominantes”. Também verifica que o “Dicionário Houaiss” afirma que são “princípios são convicções que temos sobre alguma área de conhecimento ou ação” (Silva, 2004).

Alguns compreendem também que poderiam ser entendidos como “pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão”. Seriam elementos fundamentais e preparatórios para a consideração de alguma questão. Algo que serviria de base para todo um conjunto afirmações, e que daria uma tipo de orientação inicial para o que se ponderaria sobre uma tema. Ou poderia ser dito de forma mais técnica: “podem estar associados às proposições ou normas fundamentais que norteiam os estudos, (…) que regem o pensamento e a conduta”.

Desta forma por princípios, os batistas os têm como aquelas afirmações-chave para abordar os elementos mais fundamentais de sua fé e prática. Por exemplo: em se tratando das Escrituras, deve ser considerada como suficiente. Sendo assim, o princípio da “autoridade da Bíblia”, mesmo não sendo normativo (porque para os batistas, a norma são as Escrituras), é uma base, um fundamento que introduz que toda a discussão a respeito de fé e prática deve ser feita a partir do que diz a Palavra (Coelho Filho, 2009).

Se pudéssemos pensar em alguns princípios que como batistas estamos umbilicalmente relacionados, teríamos que de forma segura mencionar: a) a autoridade das escrituras; b) competência do Indivíduo; c) a liberdade de crença; d) a autonomia da igreja local; e) a separação da igreja e o Estado.

Estas entre outras convicções forma a base da identidade dos batistas em diversas partes do mundo. Deste modo, qualquer um batista que tiver que pensar sobre suas bases distintivas em meio a outros grupos religiosos, poderá olhar de maneira segura para os Princípios Batistas e orientar-se na história e sua vida cristã.

One thought on “VOCÊ SABE O QUE SÃO PRINCÍPIOS BATISTAS?

Comments are closed.